Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Dicas para evitar a lombalgia

Postado em 24/07/2019



1 – Atividades domésticas:

Para saber como realizar essa atividade doméstica, basta observar como fazem os garis. Eles usam vassouras de cabo alongado, acima dos ombros, e o movimento que eles fazem é de empurrar a sujeira para frente, sempre com a coluna ereta. A maioria da população varre a sujeira junto aos pés, curvando a coluna. Desta forma você sobrecarrega a região lombar e pode ocasionar lesões com o tempo.

 

2 – Carregar peso:

Os jovens têm o mau hábito de carregar a mochila apenas por uma das alças, o que sobrecarrega um lado do corpo. A forma correta é usar sempre as duas alças e manter a mochila próxima às costas, e o peso não deve exceder 10% do nosso peso corporal.

 

3 – Recolher algo do chão:

A forma adequada de pegar algo do chão não é se curvando, o que força a coluna, e sim se agachar para alcançar, flexionando o joelho e mantendo a coluna ereta. Caso haja restrições e a pessoa não consiga flexionar os joelhos, recomendo que use um apoio, e essa dica vale para qualquer objeto, desde uma caixa grande a uma tampa de caneta. O mesmo vale ao pegar uma criança pequena no colo.

 

4 – Posição para dormir:

Para deitar, deve-se antes de mais nada sentar, depois deitar do lado esquerdo (que, inclusive, ajuda na digestão), e levantar as pernas e colocá-las na cama. Para dormir, a melhor posição é a fetal, com um travesseiro confortável no pescoço e entre as pernas. Também pode-se dormir de barriga para cima, pois esta posição não ocasiona problemas lombares.

 

Se mesmo com essas práticas adotadas no dia a dia as dores persistirem, procure um médico especialista para uma orientação mais específica para o seu caso.

 

O ASSIM SAÚDE está sempre cuidando para que você viva bem e, de preferência, sem dores!